Vereadores homenageiam Academia de Letras de Maringá com título de Consagração Pública

A Câmara de Maringá homenageou a Academia de Letras de Maringá (ALM) com a entrega do título de Consagração Pública ao seu presidente, Tiago Valenciano. A homenagem, realizada na sessão desta quinta-feira, 6 de junho, foi proposta pelos vereadores Ana Lúcia Rodrigues, Manoel Álvares Sobrinho e Belino Bravin Filho, e é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade pela entidade.

Valenciano agradeceu o reconhecimento da Casa de Leis e ressaltou que a importância da Academia está em seus membros. “Agradeço a esta Casa o reconhecimento à Academia e destaco que os membros da entidade é que fazem com que ela seja importante para Maringá. Nossos escritores transitam por vários gêneros literários, o que faz a Academia ser tão representativa e fazer tanto bem pela nossa cidade.”

Ele contou que a entidade tem buscado ficar mais perto das pessoas. “Nós temos realizado vários eventos abertos à comunidade, estamos fazendo doações de livros para bibliotecas públicas de cidades da nossa região. Também estamos fazendo parcerias buscando estarmos mais perto das pessoas.”

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues contou um pouco da história da ALM, que foi fundada em 1997. “Foi um grupo de escritores locais que fundou a entidade em setembro de 1997 e entre seus principais objetivos destaco a valorização da língua nacional nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico e a divulgação da literatura maringaense e de seus autores. É uma imensa alegria e satisfação homenagear esta entidade que contribui de maneira significativa com a cultura maringaense.”