O livro “Dirce de Aguiar Maia – Uma mulher à frente do seu tempo”, escrito por Loide Caetano, diretora do Museu UniCesumar, já está disponível ao público. Ele conta a história de Dirce de Aguiar Maia, a primeira professora e diretora escolar de Maringá.
Se viva estivesse, a professora Dirce estaria completando 100 anos. Além de professora, ela também foi a primeira diretora escolar da cidade, em 1946. Atualmente Dirce de Aguiar Maia é nome de uma escola municipal na Vila Santa Isabel. A educadora faleceu 19 de dezembro de 2002.
O lançamento oficial do livro foi no sábado (13/11) no Auditório Dona Etelvina (UniCesumar). A obra agora está à disposição da comunidade, gratuitamente, no Museu de História da UniCesumar, dirigido pela própria Loide.
No discurso de abertura do lançamento, a autora lembrou que o convite para escrever o livro partiu de Elizabeth Maia e Letícia Borges, respectivamente filha e sobrinha da professora.
Quem também falou sobre a importância da professora, foi Sergio Maia, neto de Dirce. Na sequência, foi exibido um vídeo do reitor Wilson de Matos Silva que ressaltou a história de Maringá e a vida da homenageada. O secretário de Cultura, Victor Simião e a presidente da Academia de Letras de Maringá, Majô Baptistoni, também prestigiaram o evento.
No final da solenidade, ocorreu uma concorrida noite de autógrafos. Loide Caetano recebeu individualmente os convidados. “Fico feliz em puder reunir amigos e os familiares de Dirce Aguiar Maia. Definitivamente, era uma mulher à frente do seu tempo”, disse a autora.
Serviço – “Dirce de Aguiar Maia – Uma mulher à frente do seu tempo” é uma publicação da ARPublisher com arte final e diagramação de Pamela Ringwald. O livro estará disponível ao público no Museu da UniCesumar
Por: Assessoria de Imprensa UniCesumar