Entre as mais dinâmicas em seu segmento no país, a Academia de Letras de Maringá (ALM) está servindo de referência para a criação de uma entidade com o mesmo propósito em Cianorte (PR). Para isso, na última terça-feira (8/2), a presidente Maria
Eliana Palma e as diretoras Olga Agulhon e Majô Baptistoni, deslocaram-se até aquela cidade para uma reunião com o diretor da Secretaria de Educação e Cultura do município, Rodrigo Severino de Jesus.
Segundo o diretor, há um forte núcleo literário em Cianorte e a criação de uma Academia de Letras seria uma forma de valorizar e atender aos interesses dos autores locais, além de projetar o município.
As representantes da ALM se prontificaram a encaminhar estatuto, regimento interno e outras informações, ficando à disposição, também, para se reunirem com escritores locais, visando a ajudá-los na formatação da entidade.
“Ficamos felizes em apoiar a estruturação de Academias de Letras e fomentar a cultura nas regiões”, disse Eliana, lembrando que, há alguns anos, a ALM participou diretamente da fundação da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, além de ter colaborado com várias outras pelo estado. Sobre a que se pretende formar em Cianorte, ela disse ainda que irá convidar os interessados para que participem de uma das reuniões da ALM para que tenham uma ideia de como são conduzidas as atividades.
O diretor da Secretaria foi presenteado com a última coletânea da ALM, uma edição da Coletânea dos Poetas de Maringá, um livro de autoria de Majô Baptistoni e um exemplar da Revista Tradição que trata da posse da nova diretoria.
Por Rogério Recco