Dia do Compositor

Dia do Compositor – 15 de janeiro – Sibelita Pinheiro

 

O Dia Mundial do Compositor é comemorado em 15 de janeiro. A comemoração surgiu no México, tendo como origem a data de comemoração à Fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México em 1945. No entanto, esta data só começou a ser celebrada no mundo a partir de 1983.
É o dia de homenagear raros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias, além da criatividade e sensibilidade que os inspiram a escrever canções que emocionam multidões.
O compositor é o autor de obras musicais, com ou sem letra, que podem ser expressadas através de qualquer meio de transmissão, fixadas em plataformas conhecidas ou que se inventem no futuro. É assim que diz a novíssima Lei que rege a profissão no Brasil. Lei 14258/21 | Lei nº 14.258, de 3 de dezembro de 2021.
Ao criar obras, o compositor detém direitos autorais da música. Desta forma, a execução musical possibilita a ele receber royalties pela veiculação.

Royalties é palavra derivada do inglês Royal, que significa ‘aquilo que pertence ao rei’. Em português poderia ser traduzido como regalia ou privilégio, que não tem nada de privilégio, sendo apenas o recebimento justo pela elaboração de seu trabalho. Royalties são valores pagos ao proprietário pelo direito do uso, exploração e comercialização do bem.

Para ser profissional na área de composição, não há necessidade de conclusão de curso superior. É viável, entretanto, o ingresso e estudo para tornar-se Bacharel ou Tecnólogo em Música, a fim de ampliar conhecimentos.
O Brasil tem um histórico de grandes compositores que fizeram música de qualidade em vários estilos como Samba, Bossa Nova e a MPB – Música Popular Brasileira.

Para citar alguns, comecemos com Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque de Holanda, Cartola, Roberto e Erasmo. Além desses, muitos outros nomes ficaram para a história na cultura musical.