O dia do Orador remonta à história da fala e de uma das principais características que nos tornam humanos. As línguas mais antigas conhecidas não possuem mais que seis mil anos.
As características físicas de uma parcela dos nossos ancestrais mais antigos, os neandertais, principalmente em relação à maior espessura da medula espinhal e da coluna vertebral – necessária para abrigar os muitos nervos que permitem o ato de falar, apontam que a fala teria surgido entre 50.000 e meio milhão de anos atrás.
Mutações genéticas presentes nos nossos antepassados mais distantes, e inexistentes nos primatas de modo geral, também apontam para a origem da fala. Uma das hipóteses mais aceitas pelos pesquisadores é que a fala pode ter surgido como forma de cooperação na busca por sobrevivência, principalmente em relação aos alimentos, melhorando a capacidade de comunicação em grupo.
A comunicação é uma troca de informações que, entre seres humanos, acontece através dos gestos, a palavra escrita e a fala que é o desenvolvimento da oralidade, ou seja, a prática de uso de uma língua natural por meio de produção sonora.
Milhares de anos antes do surgimento da escrita, a língua falada era o meio principal de transmissão de informações, de troca de conhecimentos, de convencimento e de entretenimento entre os seres humanos.
A oratória é a arte de falar bem em público, de maneira eloquente, com o objetivo de informar, influenciar ou entreter o público ouvinte. Apesar de haver seu ensino ainda no antigo Egito, o primeiro manual de oratória surgiu na Grécia antiga, há cerca de 2500 anos, e virou ciência com Aristóteles. Entre os grandes mestres da oratória citamos Demóstenes, Cícero, Winston Churchill, John Kennedy.
A habilidade de criar a conexão com o público ouvinte, gerenciar as emoções com base na respiração, cuidar da postura enquanto fala, encontrar a entonação correta para cada palavra ou frase e, principalmente, apresentar um bom conteúdo, são os pilares da oratória.
Como a própria história ensina com Demóstenes, a oratória depende mais de treino e dedicação do que especificamente de um talento nato. Feliz dia do Orador!